TECNIMPRENSA / Tomás Soeiro
Dia 20 de Abril / 14:30h
A TECNIMPRENSA, fundada em 1978 e hoje impulsionada pela 3ª geração, orgulha-se de estar na vanguarda da Gestão e Controlo da COR. É representante oficial da PANTONE e X-RITE há mais de 20 anos, entre outras marcas de referência no sector.
Tomás Soeiro, Licenciado em Gestão e Negócios Internacionais, integrou a TECNIMPRENSA em 2014 como gestor de projetos onde se viu envolvido no mundo da Gestão da COR. Neste percurso teve formação especializada, estudou e adquiriu competências e experiencia e integra atualmente a equipa da COR, liderada pelo Diogo Alves de Sousa (UGRA Certified Expert) seu mentor no fascinante mundo da COR.
Definir e Comunicar Eficazmente COR, garantir resultados, manter clientes satisfeitos, reduzir desperdícios, controlar processos são alguns dos desafios diários que nos esforçamos para vencer e nos fazem crescer e querer evoluir.
FUNNY HOW? / César Sousa
Dia 21 de Abril / 16:00h
TIPOS DAS LETRAS / RÚBEN DIAS, APRÍGIO MORGADO & RICARDO SANTOS
Dia 19 de Abril / 12:00h
RUHA — um stencil para desenho tipográfico.
Mais do que um stencil, é um jogo exploratório para a criação de palavras imagem, permitindo a construção de letras por meio de sobreposições e junções de peças, com inúmeras possibilidades de desenho baseadas no estilo Didone.
QUAL ALBATROZ / Marc Parchow & Conceição Candeias
Dia 21 de Abril / 12:00h
O Marc e a São vão falar um pouco do que fazem no dia-a-dia de uma micro-nano-editora. De como as dificuldades podem ser ambivalentes, ao limitarem e, simultaneamente, estimularem a criatividade.
Vão falar de serviços editoriais, de mediação da leitura e, claro, de livros – que são a força motriz da vida de uma editora. De como cada livro é um compromisso entre técnica, criatividade e pragmatismo.
Vão falar das suas matérias-primas de eleição: palavras, papel e tinta. De como elas se transformam em livros, serigrafias, postais, e tudo o que for preciso para transformar uma inspiração em algo concreto, palpável e único.
E vão falar daquilo que talvez mais os caracteriza, do fazer como modo de estar no mundo, como ponto de vista, ponto de partida e ponto de chegada. Do fazer enquanto modo de processar a inquietude e a curiosidade. Do fazer enquanto processo criativo, em que o erro (e a errância) se converte não só em método de trabalho, mas também em meio de fruição do mundo.
Por fim, o Marc e a São vão falar da dimensão educativa e humana do projecto Qual Albatroz. De como do fazer e do erro nasce uma dinâmica que tem como fim último a partilha e os afetos.
PUSH VFX / Pedro Motta & Manuel Santiago
Dia 21 de Abril / 15:15h
TRIBE AGENCY / Diogo Vidigal
Dia 19 de Abril / 15:15h
Diogo Vidigal CEO TRIBE Group – Consultoria, Agência de Marketing & Publicidade e Formação de Crescimento de Empresas e Projectos. Presentemente o Grupo acompanha mensalmente +372 Empresas em todo o Território Português e Educa e Forma +3.500 Colaboradores de Empresas. Várias presenças e intervenções internacionais (Espanha, Suíça, Austria, França, Alemanha, Grecia, Polónia, Eslovénia, República Checa e Argentina).
OCYAN / Hugo Fernandes
Dia 20 de Abril / 16:30h
Diferencia-se pela sua oferta global de equipamentos e serviços, abrangendo 4 empresas (GIO, GPI, PRODIGIT e WAVENOLOGY), cada uma especializada numa área de negócio. Distingue-se igualmente pela sua capacidade de produção instalada, capaz de dar resposta aos mais exigentes desafios das diferentes áreas da indústria gráfica: pré-impressão, design, impressão digital e offset, acabamentos e montagens e 3D.
A Ocyan diferencia-se, sobretudo, pela inovação que imprime, diariamente, à supra qualidade do seu serviço.
BOSCH / Pedro Batista
Dia 19 de Abril / 10:30h
Damos vida às ideias dos nossos clientes e fazemos todos os dias aquilo que gostamos.
XEROX
Dia 21 de Abril / 17:15h
No mundo da impressão digital, existem novas oportunidades para crescer, quer como um conjunto isolado de novos serviços ou como um complemento à tradicional impressão offset. A Xerox é uma marca que disponibiliza sistemas de impressão de produção que incluem: impressoras digitais, impressoras de alimentação contínua e soluções para grandes formatos. O especialista em sistemas de produção de jato de tinta Júlio Costa estará presente para nos falar das novas oportunidades criadas pelos novos sistemas de impressão
LABDESIGN / Rui Bravo Proença
Dia 21 de Abril / 11:00h
A assinatura inicial, “Searching for new solutions”, descreve o que ainda hoje é o processo criativo da agência, tendo sido aperfeiçoada para “Less is the new more”.
Desenvolve projectos de design utilizando todo o espectro da disciplina. Design Gráfico, Direcção de Arte, Identidade Visual e Estacionários, Naming, Packaging, Webdesign, Vídeo, Motiongraphics e Ilustração.
Neste momento a sua estrutura é composta por 6 designers e 1 operacional administrativo.
A Labdesign é ainda detentora da Edit.Set.Go!, que é uma agência de conteúdos digitais escritos e audiovisuais, tendo como principais edições próprias a Magnetica Magazine e a Nakkked.com.
Dispõe ainda de uma área específica, o Departamento, que operacionaliza todas os eventos e projectos criados na empresa, nomeadamente o “Poster Mostra”, o festival “Bold Creative Festival”, “Overblack”, “Beja na Rua”, entre outros de menor dimensão.
BACT3RIA / Vera Vidigal
Dia 19 de Abril / 14:30h
Tudo aquilo que vendemos é produzido na bact3ria, temos impressão digital, impressão directa, vinil de recorte, corte de suportes rígidos na CNS, máquina de corte a laser.
Apesar de termos o nosso próprio departamento criativo e 3D, trabalhamos todos os dias com agências de publicidade e design, onde produzimos o que criam e idealizam.
Contaminamos todos os dias pais de lés a lés com os nossos trabalhos. Somos uma empresa super disponível para produzir e fazer acontecer o que outros acham impossível.
Damos vida às ideias dos nossos clientes e fazemos todos os dias aquilo que gostamos.
VELCRO DESIGN / Bruno Rego
Dia 19 de Abril / 16:30h
Definem-nos como agência multidisciplinar ou 360º, mas preferimos dizer que somos pau para toda a obra … na área da comunicação. Gostamos de pensar que fazemos muito e, quando não sabemos fazer, temos amigos que sabem. Para os nossos clientes somos como a sua própria sombra. Estamos sempre colados.
É um prazer recebê-los na agência mas acima de tudo gostamos de os visitar e pô-los a trabalhar. E ainda nos pagam para isso!
Já lá vão 13 anos de briefings, brainstormings e muitas criações para prateleiras, para ecrãs ou para palcos. O rosto é quase todo TAG, ora só poderia ser.
À pergunta mais comum respondemos que mais do que ricos queremos continuar a ser desafiados e ajudar a comunicar bem, seja qual for o objetivo.
FERNANDO COELHO
Dia 20 de Abril / 10:00h
NÓS FAZEMOS O DESIGN COMO QUEM FAZ O AMOR / José Bártolo
Dia 20 de Abril / 17:15h
NFODCQFOA foi criado e é desenvolvido por José Bártolo. José Bártolo é Professor Coordenador com Agregação em Design na ESAD. Trabalha como professor, curador e crítico de design desde 1998. É editor da revista Pli Arte& Design.
Nós Fazemos o Design Como Quem Faz O Amor (NFODCQFOA) é um projeto online (página de Facebook e Tumblr) criado em outubro de 2012 com o objetivo principal de promover o talento de jovens designers e ilustradores portugueses, muitos deles ainda estudantes.
COLORADD / Miguel Neiva
Dia 20 de Abril / 12:ooh
Miguel Neiva (Porto, 1969), Designer de Comunicação, com Mestrado em Design e Marketing, e também empreendedor social – Fellow Ashoka. Criou o ColorADD. Sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.
Desde 2008, totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo – considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos “40 ideias para melhorar o mundo”.
O código ColorADD está já a ser implementado em vários países por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.