TECNIMPRENSA / Tomás Soeiro

Dia 20 de Abril / 14:30h

A TECNIMPRENSA, fundada em 1978 e hoje impulsionada pela 3ª geração, orgulha-se de estar na vanguarda da Gestão e Controlo da COR. É representante oficial da PANTONE e X-RITE há mais de 20 anos, entre outras marcas de referência no sector.

Tomás Soeiro, Licenciado em Gestão e Negócios Internacionais, integrou a TECNIMPRENSA em 2014 como gestor de projetos onde se viu envolvido no mundo da Gestão da COR. Neste percurso teve formação especializada, estudou e adquiriu competências e experiencia e integra atualmente a equipa da COR, liderada pelo Diogo Alves de Sousa (UGRA Certified Expert) seu mentor no fascinante mundo da COR.

Definir e Comunicar Eficazmente COR, garantir resultados, manter clientes satisfeitos, reduzir desperdícios, controlar processos são alguns dos desafios diários que nos esforçamos para vencer e nos fazem crescer e querer evoluir.

FUNNY HOW? / César Sousa

Dia 21 de Abril / 16:00h

The “Advertising Agency”. Especializada em “criatividade organizada” e suportada pelos valores mais antigos da Cosa Nostra. Esta família, que faz questão de tratar os seus clientes como tal, não deixa problemas por resolver. Your business is our business.


TIPOS DAS LETRAS / RÚBEN DIAS, APRÍGIO MORGADO & RICARDO SANTOS

Dia 19 de Abril / 12:00h

RUHA — um stencil para desenho tipográfico.
Mais do que um stencil, é um jogo exploratório para a criação de palavras imagem, permitindo a construção de letras por meio de sobreposições e junções de peças, com inúmeras possibilidades de desenho baseadas no estilo Didone.


QUAL ALBATROZ / Marc Parchow & Conceição Candeias

Dia 21 de Abril / 12:00h

O Marc e a São vão falar um pouco do que fazem no dia-a-dia de uma micro-nano-editora. De como as dificuldades podem ser ambivalentes, ao limitarem e, simultaneamente, estimularem a criatividade.

Vão falar de serviços editoriais, de mediação da leitura e, claro, de livros – que são a força motriz da vida de uma editora. De como cada livro é um compromisso entre técnica, criatividade e pragmatismo.

Vão falar das suas matérias-primas de eleição: palavras, papel e tinta. De como elas se transformam em livros, serigrafias, postais, e tudo o que for preciso para transformar uma inspiração em algo concreto, palpável e único.

E vão falar daquilo que talvez mais os caracteriza, do fazer como modo de estar no mundo, como ponto de vista, ponto de partida e ponto de chegada. Do fazer enquanto modo de processar a inquietude e a curiosidade. Do fazer enquanto processo criativo, em que o erro (e a errância) se converte não só em método de trabalho, mas também em meio de fruição do mundo.

Por fim, o Marc e a São vão falar da dimensão educativa e humana do projecto Qual Albatroz. De como do fazer e do erro nasce uma dinâmica que tem como fim último a partilha e os afetos.


PUSH VFX / Pedro Motta & Manuel Santiago

Dia 21 de Abril / 15:15h

O objetivo da nossa apresentação é explicar como a nossa empresa evoluiu organicamente da área de Pós produção e Efeitos Visuais em Cinema e Publicidade para a criação de experiências interativas na Web e Realidade Virtual e como as duas áreas se complementam e coexistem criando uma simbiose perfeita.


TRIBE AGENCY / Diogo Vidigal

Dia 19 de Abril / 15:15h

Diogo Vidigal CEO TRIBE Group – Consultoria, Agência de Marketing & Publicidade e Formação de Crescimento de Empresas e Projectos. Presentemente o Grupo acompanha mensalmente +372 Empresas em todo o Território Português e Educa e Forma +3.500 Colaboradores de Empresas. Várias presenças e intervenções internacionais (Espanha, Suíça, Austria, França, Alemanha, Grecia, Polónia, Eslovénia, República Checa e Argentina).


OCYAN / Hugo Fernandes

Dia 20 de Abril / 16:30h

A Ocyan é grande na cor, grande no sonho e grande na ambição de continuar a ser uma referência na indústria gráfica em Portugal.
Diferencia-se pela sua oferta global de equipamentos e serviços, abrangendo 4 empresas (GIO, GPI, PRODIGIT e WAVENOLOGY), cada uma especializada numa área de negócio. Distingue-se igualmente pela sua capacidade de produção instalada, capaz de dar resposta aos mais exigentes desafios das diferentes áreas da indústria gráfica: pré-impressão, design, impressão digital e offset, acabamentos e montagens e 3D.
A Ocyan diferencia-se, sobretudo, pela inovação que imprime, diariamente, à supra qualidade do seu serviço.


BOSCH / Pedro Batista

Dia 19 de Abril / 10:30h

A busca de novos conceitos, novos materiais e novas soluções é o principal foco da Bosch, considerando sempre a engenharia, experiência do utilizador (UX) e optimização de custos.
Damos vida às ideias dos nossos clientes e fazemos todos os dias aquilo que gostamos.


XEROX

Dia 21 de Abril / 17:15h

No mundo da impressão digital, existem novas oportunidades para crescer, quer como um conjunto isolado de novos serviços ou como um complemento à tradicional impressão offset. A Xerox é uma marca que disponibiliza sistemas de impressão de produção que incluem: impressoras digitais, impressoras de alimentação contínua e soluções para grandes formatos. O especialista em sistemas de produção de jato de tinta Júlio Costa estará presente para nos falar das novas oportunidades criadas pelos novos sistemas de impressão


LABDESIGN / Rui Bravo Proença

Dia 21 de Abril / 11:00h

Agência multidisciplinar sediada em Lisboa. Fundada em 2000, é constituída desde o início por 3 sócios, oriundos do IADE, Nuno Gomes, Bruno Pereira e Rui Proença. Inicialmente começou a operar em Mem Martins, estando estabelecida desde 2007 em Belém.
A assinatura inicial, “Searching for new solutions”, descreve o que ainda hoje é o processo criativo da agência, tendo sido aperfeiçoada para “Less is the new more”.
Desenvolve projectos de design utilizando todo o espectro da disciplina. Design Gráfico, Direcção de Arte, Identidade Visual e Estacionários, Naming, Packaging, Webdesign, Vídeo, Motiongraphics e Ilustração.
Neste momento a sua estrutura é composta por 6 designers e 1 operacional administrativo.
A Labdesign é ainda detentora da Edit.Set.Go!, que é uma agência de conteúdos digitais escritos e audiovisuais, tendo como principais edições próprias a Magnetica Magazine e a Nakkked.com.
Dispõe ainda de uma área específica, o Departamento, que operacionaliza todas os eventos e projectos criados na empresa, nomeadamente o “Poster Mostra”, o festival “Bold Creative Festival”, “Overblack”, “Beja na Rua”, entre outros de menor dimensão.


BACT3RIA / Vera Vidigal

Dia 19 de Abril / 14:30h

A bact3ria é uma empresa de produção de publicidade. Já estamos há 14 anos a contaminar o mercado na produção de grande formato.
Tudo aquilo que vendemos é produzido na bact3ria, temos impressão digital, impressão directa, vinil de recorte, corte de suportes rígidos na CNS, máquina de corte a laser.
Apesar de termos o nosso próprio departamento criativo e 3D, trabalhamos todos os dias com agências de publicidade e design, onde produzimos o que criam e idealizam.
Contaminamos todos os dias pais de lés a lés com os nossos trabalhos. Somos uma empresa super disponível para produzir e fazer acontecer o que outros acham impossível.
Damos vida às ideias dos nossos clientes e fazemos todos os dias aquilo que gostamos.


VELCRO DESIGN / Bruno Rego

Dia 19 de Abril / 16:30h

Definem-nos como agência multidisciplinar ou 360º, mas preferimos dizer que somos pau para toda a obra … na área da comunicação. Gostamos de pensar que fazemos muito e, quando não sabemos fazer, temos amigos que sabem. Para os nossos clientes somos como a sua própria sombra. Estamos sempre colados.

É um prazer recebê-los na agência mas acima de tudo gostamos de os visitar e pô-los a trabalhar. E ainda nos pagam para isso!

Já lá vão 13 anos de briefings, brainstormings e muitas criações para prateleiras, para ecrãs ou para palcos. O rosto é quase todo TAG, ora só poderia ser.

À pergunta mais comum respondemos que mais do que ricos queremos continuar a ser desafiados e ajudar a comunicar bem, seja qual for o objetivo.


FERNANDO COELHO

Dia 20 de Abril / 10:00h

Trabalha como designer de comunicação na UPPERCASE 2020 e ensina tipografia e design editorial.
Em 2016 foram publicadas novas edições dos livros Lisboa, What the Tourist Should See e O Espírito Romântico da Pena com design e fotografias suas. Fez o design de uma meia centena de livros, de salientar o último: Novo Atlas da Língua Portuguesa para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
 
Criou muitas marcas, algumas das mais recentes: Building Global Innovators, Convento dos Inglesinhos, Escola de Negócios de Moçambique, INDEG Executive Education, ISCTE-IUL, Lisbon Culinary Center, Livros Horizonte, Sagrado, Saúde Porta a Porta.
Fez o design de numerosos cartazes, brochuras, relatórios e contas, além de várias exposições.
Fez comunicação publicitária para relevantes marcas nacionais e multinacionais como: Amorim Imobiliária, Chamartín, Chrysler, Dercos, ICEP, Jeep, Lisgráfica, Samsung, Vichy.
 
Desenhou e trabalhou em inúmeras publicações, nomeadamente, as revistas Notícias Magazine, Máxima, Selecções do Reader’s Digest e Pais&Filhos, e os jornais nacionais Diário de Lisboa, O Comércio do Porto, Semanário, Diário de Notícias.


NÓS FAZEMOS O DESIGN COMO QUEM FAZ O AMOR / José Bártolo

Dia 20 de Abril / 17:15h

NFODCQFOA foi criado e é desenvolvido por José Bártolo. José Bártolo é Professor Coordenador com Agregação em Design na ESAD. Trabalha como professor, curador e crítico de design desde 1998. É editor da revista Pli Arte& Design.

Nós Fazemos o Design Como Quem Faz O Amor (NFODCQFOA) é um projeto online (página de Facebook e Tumblr) criado em outubro de 2012 com o objetivo principal de promover o talento de jovens designers e ilustradores portugueses, muitos deles ainda estudantes.


COLORADD / Miguel Neiva

Dia 20 de Abril / 12:ooh

Miguel Neiva (Porto, 1969), Designer de Comunicação, com Mestrado em Design e Marketing, e também empreendedor social – Fellow Ashoka. Criou o ColorADD. Sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

Desde 2008, totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo – considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos “40 ideias para melhorar o mundo”.

O código ColorADD está já a ser implementado em vários países por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.